O Google liberou no Brasil o serviço de shopping, que realiza buscas e faz comparações de preços de produtos. O Google Shopping vai integrar nos resultados de buscas os produtos pesquisados pelos usuários, oferecendo imagens, comentários de consumidores e preços dos principais varejistas do Brasil. Segundo informações da Assessoria de Imprensa, grandes marcas do e-commerce brasileiro já oficializaram parceria com o buscador para que os produtos sejam exibidos nas buscas.
Números divulgados pela McKinsey & Company em setembro apontam que as buscas na internet proporcionam uma economia de mais de US$ 17 bilhões anuais no Brasil, o que corresponde a 0,5% do PIB do país. No valor, estão incluídas a redução de gastos de pessoas que conseguem mais informações em menos tempo e a de empresas que salvam horas e obtêm informações na internet com repercussões diretas em seus lucros.
Segundo informações da Assessoria de Imprensa, qualquer site de comércio eletrônico que quiser exibir os produtos entre os resultados do Google Shopping pode se cadastrar gratuitamente, mas estará sujeito a aprovação.
Em todo o mundo, o Google Shopping possui mais de 200 mil empresas de e-commerce cadastradas, somando mais de um bilhão de produtos. “O consumidor que deseja comprar um determinado modelo de netbook, por exemplo, poderá usar o Google Shopping para encontrar o melhor preço e, após isso, utilizar o Busca Descontos para adquirir cupons de descontos no momento da compra. Dessa maneira, ele poderá ter a certeza de estar pagando o menor preço do mercado”, afirma o CEO e criador do Busca Descontos, site que reúne cupons de descontos dos principais varejistas do Brasil, Pedro Eugênio.
O Google Shopping já estava disponível em países da Europa e nos Estados Unidos. O Brasil é o primeiro país da América Latina a receber o serviço. “Por ser uma plataforma do Google, esse lançamento conta com todo o know-how e experiência da empresa”, completa o CEO do Busca Descontos, site que é hoje o 3º maior gerador de vendas no e-commerce do Brasil.
Segundo levantamento da E-bit, o e-commerce brasileiro faturou R$ 8,4 bilhões no 1º semestre de 2011, sendo que a expectativa é fechar 2011 com R$ 18,7 bilhões.