Lojas investem em tecnologia para promover compras mais interativas

 

Projeções 3D, plataformas de realidade aumentada e provadores virtuais são algumas das ferramentas sendo implementadas no varejo

Com as compras on-line e o crescimento do e-commerce começando a disputar com as tradicionais formas de consumo, o varejo começa a investir pesado em novas formas de tornar a vida do consumidor mais prazerosa e interativa. Os novos recursos, empregando ferramentas tecnológicas das mais avançadas, vão desde projeções 3D, espelhos com tecnologia de navegação por movimento e plataformas de realidade aumentada.

Aqui no Brasil, ainda são poucas as marcas que já investem ou disponibilizam ferramentas que buscam transformar a experiência de consumo em algo fora do comum. Um dos melhores – e mais conhecidos – exemplos é a loja Farm, que dispõe de alguns espelhos interativos em algumas de suas lojas, permitindo que seus clientes naveguem e “experimentem” produtos sem precisar tirar suas roupas.

Já em alguns países do hemisfério norte (lutando de todas as maneiras para que as pessoas continuem abrindo suas carteiras em tempos de economia turbulenta), são cada vez mais frequentes iniciativas nesse sentido. A Toshiba, por exemplo, está oferecendo para algumas lojas nos EUA uma plataforma de realidade aumentada que sugere as melhores cores e modelagens para o usuário, quando este se posiciona em frente a uma tela com câmera. Em ação parecida, a TopShop disponibilizou em sua loja de Moscou um provador virtual, onde os clientes podem experimentar os mais diversos looks, simplesmente se posicionando em frente ao espelho. Ah, e ainda com a possibilidade de compartilhar os looks provados através das redes sociais.