Belo Horizonte: cidade mais digital do Brasil

Belo Horizonte foi apontada pelo CPqD como a cidade mais digital do Brasil. A instituição apresentou o resultado do seu primeiro Índice Brasil de Cidades Digitais, ranking realizado em parceria com a Momento Editorial e que levou em consideração critérios como presença de equipamentos primários, banda, cobertura geográfica, disponibilidade de serviços digitais, além de recursos de acessibilidade e virtualização de serviços públicos.

O Índice Brasil de Cidades Digitais ranqueou o uso da Tecnologia da Informação das cidades brasileiras. Belo Horizonte liderou o ranking, seguida de Curitiba, Porto Alegre e Vitória. O índice realizado pelo CPqD em parceria com a Momento Editorial levou em consideração critérios como presença de equipamentos primários, acesso público à internet, cobertura geográfica, acessibilidade, usabilidade e inteligibilidade, banda e serviços públicos e privados.

A capital de Minas Gerais ficou classificado no terceiro nível da escala de digitalização – que vai até o sexto degrau. A avaliação pode auxiliar na definição de investimentos para a área. Para a Copa do Mundo em 2014, a meta da cidade é alcançar o nível 4 ou 5.

Destaque para Ibirapuitã (RS) e Jundiaí (SP), que empataram na 5ª colocação. Os resultados ainda apontam São Paulo na 9ª posição. O Rio de Janeiro, por sua vez, não ficou entre as 75 primeiras.

Veja a lista das 20 primeiras colocadas: