O Facebook integra nesta quarta-feira (18/5) a LikeStore, serviço terceirizado de vendas on-line, que permite a qualquer usuário ou empresa vender produtos diretamente pelo Facebook.
A LikeStore mira em dois mercados crescentes no Brasil: o do e-commerce, que já registrou uma movimentação de R$ 14,8 bilhões no país em 2010, de acordo com o eBit, e nos quase 20 milhões de brasileiros que utilizam o Facebook. No primeiro ano, o serviço espera realizar 150 mil transações com um ticket médio de R$ 120, movimentando um montante de R$ 18 milhões. Nos Estados Unidos, a expectativa é que o Facebook movimente US$ 1,2 bilhão até o final de 2011, de acordo com a Social Times Pro. No primeiro momento, o desenvolvimento de lojas com o serviço LikeStore será restrito a grandes parceiros comerciais, porém, a empresa informa que em breve o serviço estará aberto para qualquer usuário da rede social criar a sua loja. Nesta etapa, os usuários do Facebook poderão transformar suas fan pages em uma vitrine de produtos, colocando imagens e descrições. Ao fazer a adição de um produto, automaticamente o serviço envia uma mensagem ao seu mural, notificando a lista de amigos. Depois, qualquer um (amigo ou não) poderá acessar a parte do perfil que foi transformada em e-commerce, escolher o que interessa e, sem sair da rede, fornecer informações de compra.