Contagem errada de cookies infla audi

Um estudo da comScore divulgado na segunda (9) pode ter um grande impacto no mercado de análise de audiência, e joga uma luz sobre a discrepância entre os números apresentados no setor. De acordo com a pesquisa "O Impacto da Exclusão de Cookies sobre Métricas de Servidores de Sites e Servidores de Anúncios na América Latina: Um Estudo Empírico comScore", métricas que ignoram a exclusão de cookies podem levar a grandes distorções em medições de audiência baseadas unicamente em servidores.

Sem os ajustes adequados, os relatórios sobre audiência baseados em servidor podem exagerar em até 2,5 vezes o número real de visitantes únicos, diz a empresa de estatísticas online. O estudo analisa comportamentos na América Latina, incluindo análises de mercado para Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela.

Entre os destaques do relatório, a empresa destaca os seguintes dados:

  • Cerca de 1/3 dos internautas na América Latina apaga os cookies de usuário (first-party cookies) em seus PCs todo mês. As taxas de exclusão de cookies de terceiros (third-party) são ainda mais altas – quase 43%. Cookies são pequenos arquivos de texto contendo informações sobre a visita, o IP da máquina etc.
  • Cookies "first party" são aqueles associados com um site que entrega conteúdo diretamente solicitado pelo usuário, e são deixados no PC usado nessa visita. Esses cookies são usados ​​normalmente para melhorar a experiência do internauta com o site.

    Já os cookies "third-party" operam em segundo plano e são associados com objetos dentro da página, mas não diretamente relacionados com o conteúdo desejado. Esses cookies são deixados por um domínio diferente daquele visitado. Geralmente, são ligados à publicidade, conteúdo embutido e/ou abrigado ou mídia gerenciada por uma empresa externa àquele site.

    Em ambos os casos, eles são gerados novamente na próxima visita, a menos que o browser esteja configurado para bloquear cookies – segundo a comScore, internautas com essa configuração foram excluídos do estudo.

  • "Excludentes seriais de cookies" têm um impacto profundo nos números de audiência gerados pelos servidores de site. Esses usuários representam uma pequena porcentagem de computadores, mas uma parcela muito grande de cookies observados. Nos 6% dos PCs com quatro ou mais exclusões de cookies "primários" por mês, havia uma média de 13.4 desses arquivos, e eles representaram 35% de todos os cookies observados no estudo.
  • Por causa da alta taxa de exclusão de cookies (tanto manualmente quanto por softwares de segurança), um sistema de medição centrado em servidor que usa esses arquivos para medir o tamanho da base de visitantes de um site tipicamente irá exagerar o número real de visitantes únicos por um fator de até 2,5X (150%) na América Latina. Isso acontece porque, no período de um mês, cada usuário pode ser contado mais de uma vez - basta que ele apague o cookie e visite o site de novo, que irá depositar um novo no PC. Para o servidor de audiência, serão dois visitantes únicos, não um.
  • Da mesma forma, o estudo descobriu que um sistema de servidor de anúncios que usa cookies para rastrear o alcance e a frequência de uma campanha on-line irá exagerar o alcance por um fator de até 5,2X (420%) e, em mesmo grau, minimizar a frequência (número de visualizações).

    Comparações de taxas de exclusão de cookies em mercados individuais da América Latina observaram cookies de terceiros sendo deletados em até 45% dos PCs, com taxas de exclusão de cookies "first party" de até  30% em cada país. Em ambos os casos, o Brasil ficou em segundo lugar na AL, com taxas de 43,3% e 32%, logo abaixo da Argentina.

    Metodologia
    Para realizar o estudo, a comScore usou softwares instalados nos computadores dos internautas nos países latinos que participaram do estudo, e comparou os números com os obtidos pelos servidores que contam as visitas e cliques com base nos cookies. De acordo com a empresa, somente com o uso dessa metodologia é possível obter índices realmente confiáveis de audiência. A pesquisa completa pode ser lida em PDF aqui.