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E aí, já está preparando a Black Friday da sua loja?





E aí, já está preparando a Black Friday da sua loja?

Pode até parecer cedo para falar disso, mas talvez antes seria até melhor.

E aí, já está preparando a Black Friday da sua loja?

 

Pode até parecer cedo para falar disso, mas talvez antes seria até melhor.

 

A Black Friday é mais uma daquelas coisas que são boas mas são ruins né?

 

Copiaram a Black Friday lá dos EUA, que é uma data para as lojas liquidarem seus estoques para receberem os novos produtos para o Natal.

 

Lá o mercado é bem mais aquecido, e faz todo o sentido essa movimentação.

 

Aqui copiamos o modelo, mas nosso mercado não é tão aquecido e o país já está há alguns anos com pouco crescimento.

 

Aqui a data é somente para aquecer as vendas, não para renovar os estoques. Os estoques são os normais das lojas. Mas virou e é a data mais importante do e-commerce aqui no Brasil, e não tem como fugir disso e não participar. Se você não baixar o preço e vender, seus concorrentes vão.

 

Nos últimos anos fiz um acompanhamento detalhado da BF em várias lojas. Um comportamento facilmente perceptível é que 15 a vinte dias antes da Black Friday, o movimento e as vendas nas lojas começam a cair e depois de BF as vendas também caem bastante. As vendas de Natal são antecipadas e feitas na Black Friday. Por isso, até existe um movimento de lojistas querendo antecipar a Black Friday para setembro.

 

Conclusão, existe um crescimento nas vendas sim, mas não tão grande quando abrimos o range de tempo antes e depois da Black Friday.

 

Isso faz com que a preparação para a Black Friday seja mais importante ainda, porque não pode ser apenas um esforço de divulgação para vender os produtos mais baratos e com margens de lucro reduzidas. Isso pode fazer a Black Friday virar um mico e na realidade, dar prejuízo. Ainda mais se investir muito em divulgar. É investir para vender mais barato.

 

Aí começam com aquelas coisas: Black Weekend, depois Black Week, e mais: Black November…. falta só o Black Year!!! Desespero de vender.

 

O começo do planejamento pode vir bem antes, já negociando com os fornecedores meses antes, um desconto diferenciado, em parte da compra, ou bonificações, já planejando um estoque mais barato para a Black Friday e não perder tanta margem nas reduções de preços.

 

Na semana que vem vou abordar outros aspectos da Black Friday!

 

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Fonte: MKTEAM - 26/08/2022