Um ponto de vista sobre Marketplaces serem algo realmente bom para o mercado ou não.
Há algum tempo fiz um vídeo sobre a Era dos Marketplaces, e nele comentei que não vejo os marketplaces como algo bom para o mercado no geral.
Algumas pessoas pediram para eu explicar o porquê dessa minha opinião, e hoje vou rapidamente passar o meu ponto de vista.
O primeiro ponto: Uma das razões de existir de uma loja, é atender aos clientes. Isso abre a possibilidade de surpreendê-los, prestar um bom serviço e se diferenciar no mercado. Mas através dos marketplaces isso não acontece, é a terceirização da captação dos clientes, pois os clientes são deles, e não da loja. Terceirizou-se um dos fatores chave de sucesso do negócio. O atendimento baseia-se somente na entrega do produto. E se o cliente voltar, volta ao marketplace. Terá que pagar comissão novamente, não existe a captação do cliente nem a tentativa de fidelização.
Segundo ponto: a interação dos clientes com o e-commerce está se reduzindo a poucas lojas. Aquela coisa de pesquisar lojas para encontrar produtos, preços, etc, está se reduzindo a poucos players….. hoje 90% do faturamento do e-commerce no brasil está concentrado em 10 lojas. Entrar nos marketplaces virou quase obrigatório, um pedágio para poder entrar no e-commerce.
Terceiro ponto: Com poucos players atuando de frente para os clientes, menor fica a inovação, menor a possibilidade de desenvolvimento de novas ferramentas e soluções e quem acaba perdendo com isso é o consumidor.
#ecommerce #marketingdigital #marketing #consultoriaecommerce #consultoria #mkteamecommerce #mkteam
Fonte: MKTEAM - 05/06/2022