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Três dicas básicas de SEO





Hoje eu vou falar 3 coisas básicas sobre SEO, para quem não sabe o que é, é Search Engine Optimization, ou otimização de páginas da WEB para melhor posicionar nos sites de buscas, ou seja, no Google.

 


 

Para quem está habituado com web, esse já é um assunto antigo, mas sempre importante, principalmente no e-commerce. Uma loja com produtos bem posicionados tende a vender mais e com um investimento menor.

 

O Primeiro ponto é: As buscas são feitas por palavras, ou termos.

 

Isso parece meio óbvio, mas é comum acontecer de esquecerem de colocar certos termos nos textos em algumas páginas e depois não entender porque a página não aparece na busca do Google. Vou dar um exemplo. Você tem uma casa em Maresias para alugar e faz uma página “Casa em Maresias para alugar”. Depois descreve a casa, etc. Depois faz a busca por Casa na praia para alugar, e sua página não aparece. Para abrir o leque de buscas para aparecer, tem que aumentar o leque de palavras no texto. Exemplo “ Casa na praia em Maresias para alugar, férias, feriado, etc….”

 

Segundo Ponto:  “Qual o negócio do Google”.

 

O Negócio do Google é apresentar para os internautas as páginas com as melhores respostas para as suas buscas.

 

O Google lista as páginas com os resultados mais relevantes para os internautas. Mas como é que isso é definido?

 

Bom…. isso é um mistério, o Google não divulga claramente os seus critérios, mas divulga uma série de parâmetros de boas práticas na construção de páginas que dão a direção para muitos aspectos para o posicionamento. Mas já sabemos de uma coisa, o fator principal é a página ser relevante para os internautas, e o que define isso são os próprios internautas.

 

O Google chega a medir quanto tempo os internautas ficam na página para entender melhor qual a página que está agradando mais. E cada vez mais o conteúdo visível está mais importante na avaliação do Google. Aquelas coisas de Meta-tags, titles, tags, continuam valendo, mas estão cada vez menos importantes do que o conteúdo visível, afinal, é isso que aparece para os internautas. Então, cada vez mais, um bom conteúdo e que agrade os internautas é o mais importante. Aí, vale lembrar que, no caso das lojas de e-commerce, um dos fatores mais importantes para os internautas é o preço.

 

Páginas com preços mais agressivos, tendem a se posicionar melhor no e-commerce. Claro que boas descrições, bons conteúdos nos produtos continuam importantíssimos, e podem até superar o preço, ainda mais quando os internautas também querem encontrar melhores textos sobre os produtos.

 

Depois, aí sim, nos casos de “empates” na avaliação do que os internautas estão gostando, entram os outro critérios, de tags, titles, relevância de palavras, velocidade das páginas, etc. Essas coisas continuam sendo importantes, mas é sempre bom lembrar qual é o negócio do Google. Não é premiar as páginas com melhor programação, mas sim mostrar para os internautas as páginas que eles mesmos definem como as melhores.

 

Terceiro ponto: Esse é um trabalho constante. Novos sites, novas lojas aparecem sempre, os concorrentes estão sempre trabalhando e melhorando, então é fundamental sempre monitorar o posicionamento das páginas da loja e qualquer alteração, identificar o que pode e deve ser melhorado.

 

É isso aí pessoal!

 

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Fonte: MKTEAM - 18/05/2022