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Tx de Conversão e TKT Médio





A Taxa de Conversão e o Tiket Médio no E-commerce

                                                          

 

Olá, meu nome é Pedro e eu sou especialista em marketing e e-commerce da MKTEAM.


Hoje eu vou falar um pouco de webalanytics, especificamente de dois índices, ou KPIs para ser mais descolado.
Uma das maiores vantagens do e-commerce é a facilidade de medição e análise de dados e resultados.

Por tudo acontecer no ambiente digital, todas as informações, quantidade de visitas, origem dessas visitas, produtos visitados, comprados e muito mais, são coletadas e armazenadas facilmente.

Mas dois números precisam estar na ponta da língua de qualquer gestor de e-commerce: a taxa de conversão e o Tkt médio.
A taxa de Conversão é o percentual de pessoas que visitam a loja e compram, e o TKT Médio é o valor médio de cada pedido na loja.

Esses dois números são fundamentais para qualquer planejamento. Com eles que se vai poder definir qual o investimento será necessário nas divulgações da loja.

Você sabendo o faturamento que quer atingir, se você dividir esse faturamento pelo TKT médio, você terá o número de pedidos que precisará ter para atingir seus objetivos, e com a taxa de conversão, você aplica uma regra de três simples, 100 está número total de visitas e a taxa de conversão está para o número de pedidos, multiplica em x, divide e pronto, você tem o total de visitas que a sua loja deve ter para atingir os objetivos.

Com isso você parte para planejar e saber o quanto deve investir na divulgação para trazer todas essas pessoas. Claro que será necessário analisar cada mídia e escolher as melhores para isso. Mas uma boa forma de fazer isso é sempre aplicar essa mesma regra individualmente em cada mídia.

Fala-se muito da taxa de conversão média do mercado, mas cada loja tem a sua, de acordo com suas características, tipo de porduto, etc.

Como exemplo, uma loja de vinhos pode ter clientes que compram semanalmente, e isso aumenta a taxa de conversão, enquanto que uma loja de geladeiras, tem uma taxa de conversão bem mais baixa. Além de ser um produto mais caro e que normalmente as pessoas pesquisam mais antes de comprar, quando você compra uma geladeira, demora muitos anos até comprar uma nova.

No tkt médio é a mesma coisa, cada loja tem o seu, de acordo com os produtos que comercializa.

O importante é que qualquer variação nesses dois KPIs significa um impacto imediato no faturamento e com esses dois números é que sabemos quantas pessoas precisaremos trazer para a loja para atingirmos os resultados, quantos visitantes por dia. Se a taxa de conversão é 1%, precisamos trazer 100 visitas para gerar uma venda. Se o objetivo são 100 vendas diários, precisamos ter 10.000 visitas e com o valor do tkt médio, podemos estimar o faturamento. É por aí que se começa o planejamento.

Por hoje é isso e até a próxima.

 

Fonte: MKTEAM - 18/03/2022