Consultoria para E-commerce e Marketing Digital

Diferencial de Mercado





A internet veio ao longo dos últimos anos tomando caminhos diferentes e hoje, aquela ferramenta que seria a abertura livre do indivíduo para todos os conteúdos do mundo, basicamente vem sendo acessada através de poucas ferramentas, principalmente pelo Google e as mídias sociais.
No e-commerce não vem sendo muito diferente, mas somando-se a essa equação, os marketplaces. Hoje 90% do faturamento do e-commerce no Brasil se concentra em 10 lojas, os 10 maiores marketplaces que atuam aqui.
Essa concentração nos marketplaces quase que obriga as outras lojas, principalmente as pequenas, a se colocarem dentro deles, o que ajuda a gerar vendas, mas sabemos que com margens de lucro menores.
É possível escapar disso? Sim, mas é necessário um bom investimento na comunicação, o que hoje na internet não é mais tão barato como antes. Um fator que passa a ser cada vez mais fundamental para as lojas é ter um diferencial, algum fator que as tornem “únicas” em seus mercados. Isso sim pode ser algo que direcione mais visitas e vendas diretas.
O e-commerce vem quase que virando um commoditie. As lojas que não oferecem produtos exclusivos, oferecem basicamente as mesmas coisas e brigam por preço. Claro que todas buscam a excelência na entrega e em prazos cada vez mais rápidos. O trabalho das grandes lojas, ou seja, dos grandes marketplaces, concentra-se basicamente nisso, e elas vêm trabalhando bem nesse objetivo.
 Existem lojas menores que têm a estratégia de vender pelos marketplaces e funcionarem como “operadoras” das grandes lojas, ou seja, colocam os produtos lá, cuidam do estoque e da logística de entrega e não têm a preocupação de estabelecer a sua marca no mercado em geral.
As lojas que querem estabelecer a sua marca no mercado precisam mais do que nunca se diferenciarem, ou através de serviços, ou de produtos, ou até mesmo com lojas físicas. Competir com os grandes marketplaces no que eles são mais fortes, acaba não sendo a estratégia mais inteligente e é aí que pode estar o pulo do gato, entender no que eles são menos eficientes. Agregar serviços à loja e ao atendimento podem ser um caminho interessante para diferenciar o negócio. A agilidade no atendimento, na resolução de problemas ou na criação de alternativas para os clientes também são opções a serem incrementadas. Sabemos que grandes empresas têm menos agilidade, pois passam por processos e aprovações mais demorados.
Tendo os diferenciais estabelecidos, é preciso comunicar isso, deixar claro para o cliente quais as vantagens de comprar na sua loja e no que vocês se destacam. A comunicação não pode ser voltada apenas aos produtos, a loja e a marca precisam ser “vendidas”! também.

 

Fonte: MKTEAM - 24/09/2021