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Cuidado com os penduricalhos no faturamento





Costumo chamar de “penduricalhos do faturamento” todas as mídias ou serviços que são remunerados de acordo com as vendas das lojas. Hoje vemos, por exemplo, uma quantidade grande de empresas de mídia online que trabalham com o sistema de remuneração de CPA (Custo por Aquisição), ou seja, a loja pagará mediante as vendas efetivamente feitas.

O sistema de CPA é um sistema a princípio muito justo, remunerar sobre as vendas efetivadas é bem mais seguro para as lojas. Mas as mídias por CPA também exigem cuidados na sua administração, principalmente se são mídias que trabalham com o sistema de afiliados ou com sistema de cashback, onde os clientes recebem parte do dinheiro das compras de volta.

Quando a loja começa a trabalhar com muitas mídias, pode começar a contabilizar vendas com margens muito baixas sem perceber, o controle dessas vendas precisa ser muito cuidadoso. Se a loja trabalha com sites de cupons de desconto, além de sites por CPA, pode não perceber que muitos clientes começam a comprar com cupons e através de lojas de Cashback ao mesmo tempo, e sem perceber, a margem das vendas começam a ser consumidas pelos “penduricalhos do faturamento”. 

É preciso muito cuidado com os descontos sobre descontos.

A administração das promoções precisa se lembrar sempre desses penduricalhos. Uma promoção que se esquece de cupons em outros sites e do cashback pode fazer um estrago. Faturamento alto mas prejuízo não está no planejamento de ninguém.

Uma plataforma bem montada permite que essa administração seja bem feita e que esses tipos de situação não aconteçam, mas é sempre bom lembrar também que as regras das promoções precisam sempre estar bem claras, para evitar qualquer tipo de transtorno com os clientes.

 

Fonte: MKTEAM - 22/10/2019