O E-commerce B2B já é uma realidade em quase todos os mercados, mas muitas empresas ainda não implantaram alguma ferramenta desse tipo por receio do conflito que poderá existir entre a internet e suas equipes de vendas.
O E-commerce B2B tem que ser encarado como um parceiro da equipe, uma ferramenta facilitadora de todo o processo de vendas. É claro que, com a exposição da ferramenta na web, o e-commerce pode sozinho também gerar negócios, mas mesmo isso pode ser motivador para a equipe de vendas.
Existem algumas formas de resolver os de conflitos, uma delas seria vincular cada cliente a um vendedor, assim, um cliente antigo que passe a fazer pedidos pelo e-commerce não deixará de gerar comissão ao vendedor. Mas isso simplesmente poderá de certa forma “acomodar” a equipe. E como não deixar isso acontecer? As metas mais importantes do vendedor passam a ser para a abertura de novos clientes e qualitativas de atendimento e manutenção dos clientes já existentes.
As ferramentas B2B online possibilitam que um vendedor possa aumentar muito sua carteira de clientes, podendo diminuir a freqüencia de visitas a cada um, mas mantendo sempre contato e motivando vendas.
Outro benefício de implantar uma plataforma de e-commerce pode ser, dependendo dos produtos comercializados pela empresa, é a entrada dos produtos em grandes varejistas através dos marketplaces. É claro que para adotar essa estratégia será necessário implantar na empresa toda a infraestrutura de logística para atender os pedidos que passarão a ser individuais, por isso, muito mais pedidos para serem atendidos.
Estudando da forma correta, é possível adaptar o e-commerce para a empresa e ajudar a multiplicar os resultados de vendas e a facilitar o trabalho de todos na equipe comercial.
Pedro Américo Laragnoit Sampaio
Sócio da MKTEAM
Formado em marketing pela ESPM
Especialista em e-commerce desde 2001
Fonte: MKTEAM - 07/08/2017