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Perfil de consumidor no e-commerce





Brasileiros consideram aspectos como segurança, garantia de qualidade e autenticidade como barreiras para compras online.


Uma pesquisa realizada pela multinacional TNS, chamada Connected Life, constatou que o nível de compra online no Brasil varia entre 24% a 48%, enquanto em outras nações, como EUA, Europa e Rússia, sobe para 49% a 59%. Foram ouvidas 963 pessoas no país para esse estudo, que é realizado em mais de 52 países com 56 mil entrevistas para analisar os consumidores no ambiente digital.

“Para desenvolver o e-commerce no país é necessário ajustar a estratégia de negócio e a logística a aspectos comportamentais do brasileiro, lembrando que nem todas as faixas etárias e públicos possuem o mesmo acesso e conectividade ao meio online” analisa Juliana Honda, diretora de customer experience e responsável pela análise dos dados da TNS.

Para ela, apesar do Brasil ser um mercado digitalmente envolvido, a jornada de compra é predominante no meio off-line. Porém, o meio digital exerce uma influência crescente na decisão de compra e é um ponto de contato altamente relevante em várias categorias de produtos e serviços.

Em tecnologia, por exemplo, 76% dos consumidores pesquisam antes de comprar, sendo o boca a boca e a verificação de preços na loja os principais pontos de sonda. Desse número, apenas 18% compram online. Também foi comprovado que os brasileiros preferem ir ao supermercado a escolher produtos online. Só 5% afirmaram utilizar os dispositivos móveis para ir às compras. A justificativa é de que o volume não é maior online porque preferem receber os produtos na hora.

Em relação ao showrooming, pesquisa online de preços e produtos no ponto de venda, 26% dos entrevistados globalmente afirmam fazer esta avaliação enquanto a média brasileira é de 22%. Quanto ao uso do celular como meio de pagamento para produtos ou serviços, a média global é 20% e no Brasil o cai para 11%.

 

Fonte: metaanalise.com.br - 26/05/2015