Mais de 75% dos brasileiros aceitam ter atendimento m

Um estudo global feito pela Cisco sobre a experiência de clientes da área de saúde descobriu que 74% dos consumidores dizem estar dispostos a experimentar o atendimento médico virtual. Em nosso país esse percentual é um pouco maior, de 76%. 

O estudo mostrou aumento do interesse no acesso à informação de saúde em dispositivos móveis. No Brasil, 42% dos consumidores procuram informações médicas via dispositivos móveis e 34% checam resultados de laboratório antes de ir a consultas médicas. Os consumidores do nosso país também têm interesse em receber recomendações médicas via tecnologia: 76% dos entrevistados gostariam de receber mais indicações sobre saúde em seus computadores ou dispositivos móveis (o maior índice de todos os países).

Sobre a relação entre contato pessoal e qualidade da assistência médica, 84% dos consumidores no Brasil afirmaram estar mais preocupados com a qualidade da assistência do que com a presença física do médico na consulta. O chamado Cisco Customer Experience Report analisou a opinião dos consumidores e tomadores de decisão de saúde de dez países, entre eles o nosso. 

Os resultados mostraram que com o uso da tecnologia, a largura de banda e a integração em rede se tornando cada vez mais presente na rotina das pessoas, tanto o aspecto humano quanto o digital passaram a fazer parte da experiência de pacientes. Com a ajuda da tecnologia, o médico pode ter uma interação em tempo real com o paciente, independente da distância e com a mesma qualidade da ação presencial, de acordo com o relatório.

O relatório global realizado no início de 2013 analisou a resposta de 1.547 consumidores e profissionais de saúde dos EUA, Canadá, México, Brasil, Reino Unido, Alemanha, Rússia, China, Índia e Japão.