Tablets est

Tablets

 

As pessoas estão adquirindo tablets a fim de substituir seus velhos computadores, o que explica o porquê das vendas serem tão pequenas durante as festas de fim de ano, de acordo com a Gartner.

Os pequenos, portáteis, sensíveis ao toque, capazes e baratos tablets roubaram as vendas de computadores - o que significa que eles não serão substituídos por novos PCs, disse o analista chefe da Gartner, Mikako Kitagawa. Isso representa uma mudança significativa na forma como as vendas de PCs funcionam.

"Considerando que, uma vez que imaginamos um mundo onde usuários individuais possuem ambos computador e tablet como dispositivos pessoais, nós suspeitamos cada vez mais que a maioria dos indivíduos migrará a atividade de consumo para um tablet pessoal e administrará tarefas em um PC compartilhado", disse Kitagawa.

"Essa transformção foi desencadeada pela disposição de tablets com baixo custo convincentes em 2012, e continuará até que a base de PCs diminua para acomodar os tablets como dispositivos primários de consumo."

Essa é a batalha que o Windows 8 está atualmente travando, disse a Gartner - embora a escassez de dispositivos touch com o sistema operacional pode até ter prejudicado as vendas.

Máquinas touch
O que pode ajudar o Windows 8 a conquistar uma fatia maior de vendas de PCs são as novas máquinas sensíveis ao toque que estão sendo prometidas para este ano - mas não ajudará o número total de PCs vendidos, disse a Gartner.

As vendas de computadores cairam 4,9% no quarto trimestre de 2011, segundo a empresa de análise, o que vai de encontro com os números liberados pela IDC na semana passada - embora o número da IDC seja um pouco maior, 6,4%. "Durante a temporada de férias, os consumidores não mais veem os PCs como um item para dar de presente", disse a Gartner em um comunicado à imprensa.

As compras de computadores para empresas foram contra a tendênia geral, disse Kitagawa, o que era de se esperar, já que as corporações costumam fazer compras de fim de ano por razões fiscais. "Nossa pesquisa inicial indica que houve um bom crescimento nas vendas de PCs profissionais", disse Kitagawa.

A vantagem para os fornecedores de PC é que, como clientes fogem dos modelos ultrapassados, as vendas de dispositivos mais recentes irão persistir, dando aos fornecedores um preço de venda mais elevado que a média, disse Kitagawa.