Varejo v

Uma pesquisa realizada com executivos do mercado de varejo norte-americano mostrou que quatro em cada cinco profissionais sabem o que é Big Data e estão planejando aplicar o conceito para estudar o comportamento do consumidor online e para aperfeiçoar modelos de transações e operações internas em suas empresas.

bigdata_varejo1O estudo foi realizado entre maio e junho de 2012 pela empresa de pesquisas e conteúdo Edgell Knowledge Network. Segundo o levantamento da Edgell, apenas 17% dos entrevistados não estava familiarizado com o conceito Big Data. A informação foi divulgada pelo site eMarketer.

Para os varejistas, as principais vantagens das iniciativas de Big Data estão na área de ecommerce (62% das respostas); estratégias de marketing (60% das respostas); merchandising (44%) e supply chain (29%). As vantagens competitivas da tecnologia já fazem com que boa parte desses executivos - 44% do total - declare ter definido um orçamento específico para implementar sua estratégia de Big Data ou pretender faze-lo no prazo de um a dois anos.

bigdata_varejo2Mas os projetos ainda precisam sair do papel. Apesar do entusiasmo demonstrado pelos executivos, apenas três em cada dez entrevistados de fato já executou algum projeto de Big Data ou está para executar. O principal empecilho, segundo a Edgell, está no entendimento do potencial retorno sobre o investimento (ROI), que ainda não está claro para praticamente 50% desses profissionais.

A pesquisa da Edgell identificou que, embora o varejo já tenha tradição em estudar e manipular grandes volumes de dados vindos da leitura código de barras e gestão de estoque, ainda há entre eles a percepção de que há desafios a serem vencidos no que diz respeito a Big Data.

Entre os entrevistados, 46% indicaram como principal problema manipular o grande volume de dados coletados; 34% consideram que o desafio está na variedade dos tipos de dados e 20% acreditam que a questão estará na frequência e velocidade com que os dados serão gerados.