O comércio eletrônico brasileiro registrou deflação de 6,18% nos primeiros seis meses de 2012, em comparação ao segundo semestre do ano passado, mostrou recentemente o índice e-Flation. Outro levantamento do e-bit mostra que a categoria de compras coletivas faturou mais de R$ 731 milhões no primeiro semestre, permitindo economias de R$ 1,4 bilhão aos consumidores desta modalidade de e-commerce.
“Os descontos são imprescindíveis para os e-consumidores. As pessoas já aprenderam a pechinchar na web e o ato de promover descontos na hora da compra faz toda a diferença”, diz Pedro Eugênio, CEO do Busca Descontos. O executivo chama de D-Commerce (de Discount Commerce) essa tendências de consumo online voltada para os descontos.
A adesão por parte de varejistas e consumidores em datas promocionais criadas para o e-commerce (como o BlackFriday.com.br, Boxing Day e o Dia do Frete Grátis) comprovam essa tendência, diz Eugênio. As três datas são marcadas pela mobilização das lojas virtuais que oferecem descontos atrativos durante 24 horas, ou, no caso do Dia do Frete Grátis, com isenção da taxa de entrega.
“Os clientes querem mais praticidade e menores preços, e os varejistas precisam atender estas expectativas e ainda surpreender os consumidores”, pondera Eugênio. “A oferta de descontos sempre foi presente no ambiente online, mas atualmente é indispensável para quem quer vender mais.”
A edição brasileira de 2011 do Black Friday foi o dia com maior volume de vendas da história do e-commerce nacional, de acordo com o e-bit. Foram registrados 237 mil pedidos, ou mais de R$ 100 milhões em vendas. O Boxing Day, que acontece no primeiro dia útil após o Natal, gerou faturamento de R$ 58,9 milhões.