Um estudo da Experian Marketing Services sobre performance no e-commerce revela que o e-mail é o canal que apresenta a melhor taxa de conversão em vendas para os sites brasileiros, com 2,53%, seguido pelo canal Search (ferramentas de busca) que teve 2,08%, e pelas Mídias Sociais, com 1,18%. A taxa média de conversão do e-commerce é 1,44%.
O Chefe de Marketing e Client Services da Experian Marketing Services, Marco Salvi, explica que apesar de menos representativo no volume total de vendas, o e-mail apresentou a melhor taxa de conversão em vendas, o que resulta da divisão do número de conversões, pedidos efetuados em um site de comércio eletrônico, pelo número de visitas em um mesmo período.
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“Isto ocorre porque este canal já vem sendo utilizado há muitos anos pelos profissionais de marketing que, durante este período, desenvolveram e aperfeiçoaram diversas técnicas para maximizar o relacionamento com seus clientes”, afirma.
Quase 50% dos anunciantes investem 10% da verba no e-mail e 65% deste subgrupo afirmam que este canal está gerando ROI (retorno sobre o investimento) e que continuará investindo neste canal ou aumentará investimento neste canal. Outros 17% afirmam que vão começar a investir neste canal porque acreditam que o canal vai gerar retorno.
A pesquisa também aponta que os principais objetivos das empresas que investem em anúncios e comunicação on-line são aumentar a receita com vendas, para 74% dos entrevistados, e melhorar o relacionamento da marca com o público, com quase 70%. Aumentar a exposição da marca, melhorar o tráfego para o website e gerar leads também foram as opções mais assinalas pelos profissionais de marketing dos websites.
Outros canais
Mais de 88% dos entrevistados citaram usar as Mídias Sociais para melhorar o relacionamento com o público e aumentar a exposição da marca. O canal tem a segunda maior participação no tráfego total dos sites de e-commerce, de 17,24%, apenas perdendo para o e-mail. Ao todo, 69% dos anunciantes investem menos de 10% da verba neste canal.
Com 72% de adeptos, os sites de buscas são procurados para aumentar a receita com vendas, para 39%, e crescer o tráfego para o site, para 29% dos entrevistados. A participação do tráfego total é de 27,25% e a participação na conversão total é de 33,73%. Já os anunciantes, metade investe mais de 10% neste canal.
Salvi ressalta que ao utilizar esses canais, é possível estabelecer uma conexão com o consumidor e traçar seu perfil. “Esta é uma tendência que poderá ser observada, no futuro, para as mídias sociais também, à medida que os profissionais de marketing aprendam a lidar com a riqueza de informações disponíveis neste canal, criando ações de marketing cada vez mais personalizadas e, consequentemente, mais efetivas”.