Ferramenta do Google elenca lojas confi

O comércio eletrônico no Brasil só deslanchou a partir de 2006, mas ainda é como um território pacificado cheio de minas terrestres escondidas: muitas lojas online não são capazes de prestar um serviço adequado ao cliente e viram cartas marcadas em verborrágicos sites de reclamações e protestos online.

Para aumentar a credibilidade do e-commerce, o Google lançou uma ferramenta que permite identificar as varejistas mais confiáveis da internet através de pontuações concedidas às lojas pelos próprios clientes. Funciona de maneira simples: se o site administra bem a venda e a entrega dos produtos, o consumidor fica satisfeito, fornece uma indicação positiva da loja e o Google concede uma espécie de "selo de qualidade". Os números relativos à classificação podem ser visualizados quando o usuário passar o cursor por cima.

A maioria das categorias do varejo podem se encaixar no programa "Lojas Confiáveis" (Google Trusted Stores), exceto aquelas que desempenham atividades duvidosas ou vendem produtos de baixa qualidade. Não serão permitidos "curas sem fundamento, remédios ou outros produtos comercializados como soluções rápidas para problemas de saúde", lembra a empresa em um post no blog oficial. Pornografia e itens piratas também serão ignorados.