Quando se utiliza a integração direta com uma operadora de cartões de crédito (ex: Cielo e Redecard), existe o risco do e-consumidor estar utilizando um cartão de crédito que não seja dele, o que fatalmente será negado o pagamento pelo verdadeiro titular do cartão e o lojista não receberá o repasse do valor pela administradora do cartão. O motivo é que as operadoras dos cartões “terceirizam” a análise do risco da transação para o lojista e este é que deve definir procedimentos de análise para garantir que não se trata de fraude.
Uma opção é ter um próprio procedimento de análise de riscos, mas não abordaremos neste artigo, ou utilizar sistemas de análise de riscos, tal como o FControl ou ClearSale, que indicam o grau de risco do pedido recebido, ou então utilizar gateways de pagamento que assumem o risco das transações, como o Pagamento Digital, PagSeguro, Moip, PayPal, entre outros.
O que muitos falam é que não gostariam de pagar um percentual a mais sobre todo pedido efetuado, pois é assim que esses gateways cobram. Sim, isso é verdade e nesses percentuais, que variam de 4% a 6% (em números redondos) estão inclusos contratos com operadoras de cartões, instituições dos boletos bancários, tarifa do cartão de crédito e análise do risco, ou melhor, risco zero. Em alguns casos estão inclusos veículos de publicidades gratuitos, mediante algumas regras. Outro benefício é a desconfiança do e-consumidor quando entra numa loja desconhecida e poderia não comprar na sua loja virtual, porém quando visualiza a opção de pagar com uma forma de pagamento que também garante que o e-consumidor não será lesado, aí ele decide em efetuar o pedido.
Esse percentual é alto? Depende. Alguns acham que sim e outros que não, mas vamos fazer uma simulação que gosto de mencionar quando falamos desses gateways de pagamento. Se você é um lojista que não tem uma marca conhecida na Internet (1º fator importante) e durante suas vendas tomasse um “balão” (fraude) de R$ 50 mil (vários pedidos em um determinado período), teria fôlego ($$) para continuar? Outra situação é quantas vendas você deixou de realizar porque os visitantes de sua loja não sentiram confiança em efetuar o pedido?
Essa é uma pergunta que você deve refletir bem antes de responder e tomar a melhor decisão de qual caminho seguir com sua loja virtual.