O Google irá, a partir de setembro, mudar seu modelo de e-commerce nos Estados Unidos. Segundo a companhia, a partir de agora o Google Product Search será transformado em uma ferramenta “puramente comercial criada no conceito Product Listing Ads”, a novidade se chamará Google Shopping. O anuncio foi feito na quinta-feira (31/05).
O conceito é baseado em elencar os produtos comercializados a partir do valor pago à gigante de buscas pelos vendedores e anunciantes. Ou seja, quem pagar mais ficará nos primeiros resultados das pesquisas. “Acreditamos que ter um relacionamento com os estabelecimentos comerciais irá incentivá-los a manter suas informações e produtos atualizados”, afirmou Sameer Samat, vice-presidente de gerenciamento de produtos para o Google Shopping.
A mudança ocorrerá apenas em setembro e a companhia ajudará na adaptação dos comerciantes com algumas iniciativas:
Todos os anunciantes que criarem uma Product Listing Ads até 15 de agosto deste ano, receberão, automaticamente, um crédito mensal de 10% em todos os seus gastos com a lista até o final de 2012;
Os vendedores que já utilizam o Google Product Search podem recebem US$ 100 de crédico em AdWords se eles se adaptarem ao novo formato até 15 de agosto.
A companhia também anunciou que começou a experimentar novos formatos comerciais no Google.com. A novidade consiste em imagens de produtos maiores “que dão aos compradores melhor senso do que está disponível além de dar a habilidade de refinar a busca por marcas e tipos de produtos”, explicou Samat.