Criada na Geórgia, na Europa, em 1890, a Borjomi é uma empresa que comercializa água mineral, retirada de fontes em uma cidade que leva o nome companhia. Para demonstrar o quão profundas eram essas reservas de água, a companhia decidiu montar “o site mais profundo do mundo”, com 8 mil metros de extensão, a mesma distância para alcançar as fontes de água.
O endereço, thedeepestsite.com, funciona como um desafio que requer muita paciência e esforço. Você pode explorar todo o caminho até a fonte, passando por seis tipos de camadas diferentes, como pedra vulcânica, água, granito, entre outros; todavia, não pense que basta rolar a página e chegar até o final: é preciso descer “na marra”, rolando a página com o o scroll do mouse ou arrastando a tela do celular ou tablet.
Durante o caminho, a distância alcançada é comparada a pontos turísticos como a altura da estátua da liberdade, as pirâmides de Gizé ou o Rio Congo, o mais profundo do mundo. A velocidade máxima de rolagem é de 60 cm por segundo, logo é preciso, no mínimo, cerca de duas horas e meia para alcançar a base da tela.
A parte boa é que o usuário pode conectar sua conta do Facebook com o endereço, e continuar o progresso de onde parou, além de fazer check-ins na rede social durante o percurso. Os aventureiros que chegarem até a reserva de água a 8 km de profundidade entram para um “hall da fama”, com seus nomes gravados na pedra.
A empresa postou um vídeo (em inglês) explicando a campanha, e mostrando o esforço necessário para atingir a enorme profundidade.