O estudo “2012 Brazil Digital Future in Focus”, da comScore, revelou alguns dados do país na internet. Entre eles estão: o Brasil é o sétimo maior mercado de internet no planeta, com 46,3 milhões de usuários e vem experimentando um considerável crescimento em áreas como o uso de conexão móvel, que teve uma alta de 50% entre agosto e setembro de 2011; em setores como o e-commerce, as empresas nacionais ainda têm muito que trabalhar, já que a taxa de visitantes por minuto no Brasil é menos que a metade da média mundial.
A pesquisa, que tem como objetivo traçar projeções para este ano, apontou algumas oportunidades para as marcas, como redes sociais e blogs, que continuam sendo um bom investimento. O Brasil é líder no acesso a blogs, com um crescimento de 44% em 2011 e uma média de visitantes únicos de 95,6%, à frente da Coreia do Sul e da Turquia.
Em 2011, o Facebook se consolidou como a rede social com o maior número de usuários no país (hoje, 43 milhões) e também como a que mais cresceu no total de visitantes únicos, com uma taxa de 66%, acima dos 33% do Orkut, antigo líder no país. Ano passado, os brasileiros assistiram a 4,7 bilhões de vídeos online, totalizando uma navegação que durou, em média, 27,2 horas por pessoa.
Em relação o comércio eletrônico, a taxa de visitantes por minuto nos sites de e-commerce é de 32,5%, abaixo da média global de 71,3%. Em países como Estados Unidos e Reino Unido, esses índices são de 133,2% e 115,6%.
Além do e-commerce, outras categorias estão abaixo dos índices globais no Brasil. Entre elas destacam-se Turismo, Business e Finanças, que perdem espaço para entretenimento, cupons de desconto, redes sociais, serviços de mensagens instantâneas e busca de empregos.
Em contrapartida, os portais têm se revelado como uma boa oportunidade para dar visibilidade às marcas no Brasil. Com uma média de 39,2% dos minutos de conexão em 2011, os sites de notícias, informações e celebridades superaram o desempenho das redes sociais, que encerraram 2011 com uma média de participação de 23%. Entre elas, o Facebook também teve um crescimento expressivo no tempo de permanência dos usuários. Em 2010, a média mensal era de 37 minutos e, no ano passado, passou para 4,8 horas.
O acesso à internet através de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, também registrou crescimento. Em dezembro de 2011, o total de conexões móveis chegou a 1,5% de todo o tráfego digital no país. Entre agosto e setembro do ano passado, o crescimento do número de acessos à web gerados por esses dispositivos aumentou 50%.
Do total de 1,5% registrado ao final do ano, 42,2% das conexões foram originadas em tablets, a maioria (90,6%), iPads da Apple. O sistema operacional da marca também lidera o ranking entre os usuários de smartphones, e o iPhone encerrou 2011 com uma participação de 35% das conexões geradas por dispositivos móveis no Brasil. Em seguida, aparece a plataforma Android, com 31,4%, à frente dos celulares comuns, com 23%.
Além disso, o número de usuários acima de 55 anos sofreu uma alta na internet, embora a faixa etária entre 15 e 24 seja a maioria (28,2%). Em 2009, os brasileiros com mais de 55 anos representavam apenas 5% dos acessos à internet e, no final de 2011, chegaram a 7%, impulsionando principalmente serviços como internet banking. Esse público deve crescer nos próximos anos e é preciso estar atento as suas futuras necessidades.