A HP Labs, braço de pesquisa e desenvolvimento da fabricante, concluiu estudo em que, garante, criou uma técnica que prevê a popularidade no Twitter de uma reportagem jornalística antes mesmo de ela ser publicada. A precisão chega a 84%, afirma.
Análises anteriores conduzidas pelo mesmo centro já sugeriam a possibilidade de antever o os trending topics do microblog. Desta vez, porém os pesquisadores Sitaram Asur, Bandari Roja e Huberman Bernardo levaram a ideia adiante e decidiram estudar o que leva os usuários a tuitarem e retuitarem uma notícia.
Para calcularem o grau de popularidade de uma matéria, quatro fatores são considerados.
Fonte – quem cria e publica.
Tema (esportes, tecnologia, economia)
A Linguagem do texto – se é objetiva ou emotiva
A menção a celebridades, marcas famosas ou instituições notáveis.
A cada categoria, o trio atribuiu uma nota final e, depois, as reuniu em um modelo estatístico. Como era de se esperar, histórias de fontes confiáveis, que mencionam celebridades e pertencem às editorias mais populares de notícias são mais propensas a repercutir na rede social. O software desenvolvido pela HP, no entanto, automatiza o processo, facilitando a análise.
A novidade, porém, é que o tom da notícia não influencia tanto a propagação da reportagem no Twitter, ou seja, manchetes sensacionalistas e textos artificialmente comoventes não são tão decisivos para que o link se espalhe.