Já estou há alguns anos prestando consultoria e assessoria de marketing e e-commerce, 20 anos pelo menos. Com a experiência desses anos e dos anteriores trabalhando em outras empresas, muitas vezes o trabalho acaba extrapolando o marketing e acabo também auxiliando em outras áreas dos clientes.Como por necessidade acabei aprendendo programação para web e acompanhado muitas integrações com sistemas de gestão, acabei sendo uma ponte interessante entre as áreas das empresas e o TI.
Sempre nos trabalhos nos clientes, surgem situações em que, para resolver um problema, ou implementar um novo recurso, etc, será necessário um grande esforço por parte da equipe da empresa. O momento chave é esse, quando apresento a solução ideal para obter o melhor resultado.
Observando o mercado, em grande parte dos casos, os executivos líderes (sócios, diretores ou gerentes das empresas) perguntam se não haveria uma solução mais fácil. Sempre existe uma forma mais fácil, mas nunca o resultado será o mesmo do que o da melhor solução. É preciso pesar sempre dentro das opções, os prós e contras de cada uma. Os contras da melhor solução são normalmente, que ela é mais trabalhosa, mas o resultado é muito melhor.
Novamente, grande parte opta pela solução mais fácil, dizendo que depois farão as correções necessárias, mas optaram por ser mais rápido, preferem ter menos trabalho. O benefício da comodidade imediata gera a miopia do benefício futuro.
Resumindo, no final, um percentual grande dos executivos opta pela solução mais fácil.
Nesse exato momento, esses líderes estão ensinando às suas equipes que a escolha mais inteligente é a mais fácil. Lembram daquelas frases populares? “O exemplo sempre vem de cima!” ou “A empresa é sempre a cara do dono!”.
Mudando o foco da conversa, está aí a grande oportunidade de quem quer fazer o negócio prosperar. Trabalhar bem, fazendo o melhor possível sempre.
Uma frase de um cliente que atendi por muitos anos e que gosto muito é “Trabalhar bem, dá trabalho.”. Esse sempre foi um cliente que trabalhou bem, fazendo o melhor.
Não preciso nem dizer que procurar fazer sempre o melhor possível é um dos fatores chave do sucesso de um negócio, mas é também uma grande oportunidade, porque grande parte das empresas não faz, opta por “dar um jeito” e sempre com o discurso de que se for esperar fazer o melhor, nunca nada será feito. Claro, se existir procrastinação, será assim mesmo.
Sua empresa sairá na frente se esforçando mais e procurando os melhores caminhos, mesmo que sejam mais longos.
Procure sempre fazer bem feito, mesmo que dê mais trabalho, mas o benefício futuro será a recompensa que se procura, e acredite, tudo ficará mais fácil e rápido depois.
Pedro Américo Laragnoit Sampaio
Sócio da MKTEAM
Formado em marketing pela ESPM
Especialista em e-commerce desde 2001