Consultoria para E-commerce e Marketing Digital

O E-Sedex e o Frete





Hoje uma das grandes preocupações do setor de e-commerce é o fim do serviço E-Sedex dos Correios e o impacto disso no valor dos fretes das lojas, que obviamente ficará mais alto.

Mas por que diabos os Correios tiveram essa atitude, só para atrapalhar?

Provavelmente porque esse serviço não estava sendo lucrativo. Um serviço na velocidade do Sedex e mais barato que o PAC talvez não tenha sido bem planejado. O ganho de escala que se tem em serviços nem sempre é o mesmo que na indústria, ainda mais se falando em entregas, trânsito, mais pessoal, mais combustível, etc.

Há muitos anos eu venho dizendo que o frete no e-commerce vem sendo negligenciado, tratado como algo que se pode dar de brinde.

A comodidade de entregar o produto na casa do cliente, fazer com que este não precise sair de casa para comprar é o grande diferencial do e-commerce.

Eu gosto muito da forma como um de nossos clientes, a Imigrantes Bebidas, trata o frete. Lá, já no nome as coisas mudam, não é Frete, é Serviço de Entrega. Além de comprar o produto, o cliente está contratando o Serviço de Entrega, que na Grande São Paulo, maior mercado, é feito pela própria empresa. Nisso já se compreende o cuidado que se tem na entrega dos produtos, e um serviço bem feito, tem valor.

O Serviço de Entrega, ou Frete, faz parte do Atendimento ao Cliente, e assim que deve ser tratado.

O mercado competitivo faz com que as lojas ofereçam cada vez mais benefícios e descontos aos clientes, mas é preciso ter mais cuidados com os grandes diferenciais do negócio. O preço mais baixo traz mais vendas, que por sua vez traz mais trabalho, mais atendimento, mais entregas, ou seja, aumenta muito o volume de serviço e é nessa área em que, sem cuidado, a loja pode ser mais prejudicada e deixar de atender bem, e no final, perder vendas.

Prestar um bom serviço e ter um bom atendimento muitas vezes vale mais do que o preço mais baixo. O importante é equilibrar bem a equação Preço X Atendimento.

 

Pedro Américo Laragnoit Sampaio
Sócio da MKTEAM
Formado em marketing pela ESPM
Especialista em e-commerce desde 2001

 

Fonte: MKTEAM - 22/06/2017