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Taxa de Conversão no E-commerce





A Taxa de conversão de um site de comércio Eletrônico realmente é um numerozinho percentual muito importante e não apenas um indicador do desempenho da loja.

A taxa de conversão que falamos nos caso, é a simples conta de quantas visitas a loja recebe em um período e o número de pedidos efetuados, dividindo-se o segundo pelo primeiro. Mostra quantos internautas que visitam a loja e efetivamente compram.

Não existe um valor mágico padrão para a Taxa de Conversão, pois cada perfil de loja terá seu valor em particular. Existe a média do mercado, que gira em torno de 1% a 1,5%, mas serve apenas como um parâmetro geral.

Mesmo como indicador de desempenho tem que ser analisada profundamente, pois através dela que podemos identificar “gargalos” na lógica do site, posicionamentos estratégicos inadequados ou de sucesso, como preço está impactando nas vendas, se a comunicação está direcionada ao público certo, valor e forma do frete, formas de pagamento, adequação dos produtos e por aí vai.

Não que a taxa de conversão vá identificar o que está causando algum problema, mas é o número que irá indicar que existe algo de errado.
Variações muito grandes nos valores das taxas de conversões mensais devem ser analisadas para verificar as ações de maior e menor sucesso nesses períodos e planejar melhor as metas e estratégias.

Os fatores que mais interferem na taxa de conversão são:

 

  • Usabilidade da loja
  • Preço dos produtos
  • A Confiança que a loja passa aos internautas
  • Mix de produtos

 

Além disso, a taxa de conversão do e-commerce é fundamental na hora de planejar o investimento em divulgação. Através dela e das metas estabelecidas para o faturamento da loja ou de determinado produto, poderemos chegar ao número de visitas que são necessárias para que o objetivo seja atingido. Sabendo-se o número de visitas, partimos para a escolha das mídias que possam trazer essas visitas e o valor que deverá ser investido.

Esse investimento precisa, é claro, estar dentro do objetivo de lucratividade da loja.

Enfim, a taxa de conversão é um número que é a janela para se olhar para o próprio negócio. 

 

Pedro Américo Laragnoit Sampaio
Sócio da MKTEAM
Formado em marketing pela ESPM
Especialista em e-commerce desde 2001

 

Fonte: MKTEAM - 10/05/2017