Como avaliar o desempenho de uma loja de e-commerce?

A princípio, avaliar o desempenho de uma loja de e-commerce é uma tarefa simples: Está vendendo bem ou não?

Outra coisa é identificar o porquê do resultado estar bom ou ruim. Além dos fatores externo, como economia, concorrência, etc., é necessário sempre estar atento ao que vêm acontecendo dentro da loja.

Algumas ferramentas, como o Google Analytics, ajudam a fazer uma avaliação bem precisa das visitas que a loja está recebendo e a determinar se a qualidade dessas está satisfatória.

Dois dados que precisam ser avaliados atentamente são:

- O número total de visitas do site e o número de visitantes únicos. Esses dados ajudam a ter uma ideia da taxa de retorno de internautas ao site. É um dado a ser analisado com cuidado, pois uma taxa de retorno alta pode não ser simplesmente porque gostaram da loja e voltaram, mas porque o número de visitantes novos diminuiu, ou seja, a exposição da loja na internet diminuiu, mas se não houve essa diminuição, é um dado importantíssimo, pois pode significar que sua loja está agradando ou não. Lembre-se que um cliente que volta e compra é bem mais barato do que trazer um novo.

- Número de page views por visitante. Esse é um número importante para a loja. Se pensarmos que para fechar um pedido, em média um cliente visita 5 páginas, esse não pode ser um número muito baixo. Um número mais elevado significa também que estão “passeando” por sua loja, vendo mais produtos, comparando, etc.

Cada perfil de loja tem suas particularidades na análise desses dados. Não existem números padrões gerais que sirvam de guia. Uma loja de geladeiras terá provavelmente uma taxa de retorno de visitas mais alta, pois os clientes acabam comparando preços com outras lojas antes de fecharem o pedido, pois trata-se de um produto com valor alto, porém a taxa de recompra é baixa, pois quem comprou uma geladeira provavelmente demorará para comprar outra, ou até mesmo uma loja de celulares, que o tempo de troca não é curto.

Muitos outros dados são relevantes na análise de desempenho de uma loja de e-commerce. O importante é explorar bem todos os tipos de dados que podem ser levantados.

 

Pedro Américo Laragnoit Sampaio
Sócio da MKTEAM
Formado em marketing pela ESPM
Especialista em e-commerce desde 2001

 

Fonte: MKTEAM - 19/04/2017

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